A Escola

Elo Educacional

A Escola Elo, antes conhecida como Escola Livre Opção, surgiu como uma cooperativa de pais que buscavam boa educação aos filhos com preço justo e hoje ocupa o título de 2ª melhor escola do Vale do Paraíba, segundo o Enem.

O crescimento notório da escola levou à mudança de instalações cada vez maiores, o que não afastou o comprometimento com o modelo didático implantado, que ainda permanece intacto, ressaltando que a escola Elo foi a primeira escola do estado a adotar o Sistema Ari de Sá.

Proposta Pedagógica

A nossa proposta pedagógica está fundamentada na proposta construtivista que tem como objetivo a construção dos saberes comuns, competências, habilidades e procedimentos de estudo.

O Ensino Fundamental prioriza o processo ensino-aprendizagem enquanto ressignificação do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando para isso, os conteúdos curriculares e os temas transversais desenvolvidos no contexto do aluno.

A prática educacional considera os princípios construtivistas, a pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade, com ênfase nos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO: conviver; conhecer; ser e fazer e valorização a ética.

Energia Sustentável

O Colégio ELO, começa o mês de outubro em uma nova escala da sustentabilidade, no final do mês passado passamos a ser a primeira escola no Vale do Paraíba a utilizar 100% de energia renovável em todo o Colégio.

Foram instaladas 90 placas fotovoltaicas sobre a quadra do Colégio, que transformam a luminosidade do sol em energia elétrica, gerando mais de 20000w de energia no horário de pico. Com isso contribuímos com plantio de aproximadamente uma árvore por dia e deixamos de produzir 500kg de gás carbônico contribuindo cada vez mais para o futuro de nossas crianças.

Missão

Proporcionar aos alunos, através da educação, a consciência dos direitos e deveres que contribuem com a formação de cidadãos no que se refere ao potencial intelectual, social e emocional, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, solidariedade e ações inovadoras.

Visão

Aprimorar-se cada vez mais para oferecer um ensino de qualidade no âmbito educacional e que ao final do Ensino Médio, os alunos atinjam um alto desempenho no ENEM e diversos vestibulares, ingressando nas universidades almejadas.

Valores

Conhecimento, autonomia e cooperação são os valores que permeiam a prática pedagógica da escola. A integração do conhecimento com a dinâmica da sociedade e da cultura colabora na construção de relações solidárias, sustentáveis, autônomas e democráticas. As ações educacionais, o currículo e a metodologia fundamentam a pedagogia da escola.

"Primeiro colégio no estado de São Paulo a usar o SAS (Sistema Ari de Sá)"